09/04/2025

Moto Vampira e Tarot

Esse post vai se completar com o blog de mensagem anterior, talvez não tenha tanto conteúdo por ser tanto o que não coube pra explicar antes quanto uns conteúdos que desenhei no meio tempo até o dia aqui de publicação.

Moto Vampira
Essa moto já foi descrita na temporada 17 e, antes de voltar a usá-la, eu precisei apresentar pra quem não me acompanha pelo Instagram e não viu e ssa ilustração. Tem também o motor hemoelétrico (movido a sangue) e o sigilo de um dos povos terrestres da deusa Poora. Tentei fazer essa moto mais orgânica e monstruosa, um tanto baseada nas pinturas de HR Giger.
Assim como algumas coisas que eu já adicionei em Projeto Dream são baseadas em sonhos meus, a moto vampira foi baseada num sonho meu em que teria uma moto criada por vampiros num episódio de JJBA parte 1, e que no sonho o Jonathan Joestar teria usado essa moto, abastecendo com a cabeça de Tarkus e Bruford, depois de ter os destruído.

Como se não bastasse minha inspiração em Pablo Picasso em evitar mt fazer artes realistas e em fazer artes coloridas estilizadas, e em Edward Hopper pra fazer (mesmo mais narrativamente que visualmente) ambientes espaçosos e majoritariamente simples (e muitos lembrarem os espaços de sonhos que inspiraram pra histórias minhas), eu tô tendo um hiperfoco por Hans Ruedi Giger, que está me servindo de inspiração para alguns elementos de terror e de simbolismo inconsciente (junto com David Lynch, que eu já conhecia um pouquinho antes).
H. R. Giger é um pintor suíço que ficou conhecido pelo estilo de arte Biomecânico (que também é nome de um livro dele com tais pinturas; e que se tornou o Biopunk nas estéticas e ficções atuais), um estilo que envolve essa mistura de máquina e ser vivo, como eu me baseei pro design atual da Moto Vampira.

Tarot de Projeto Dream
O Tarot é um baralho para cartomancia (prever o futuro pelas cartas), que podem ilustrar diferentes figuras humanas e junto um significado espiritual. Giger já fez um Tarot próprio para ilustrar arquétipos e simbolismos sobre vida, morte, sexualidade e tecnologia a partir desse esoterismo, o que eu também usei como base também pra, não só expandir o esoterismo do Projeto Dream, mas usar as cartas pra explicar parte da lore de Projeto Dream.
0/O Tolo: Carta que significa uma pessoa ingênua, despreocupada ou que está começando sua jornada. Ilustrei com o Naej por, apesar de primeiro um jovem impulsivo e depois um adulto experiente, ainda tem essa estética de "personagem bobinho" e é um dos mais bem-humorados.
1/O Mago: Carta que significa criatividade e manuseio dos elementos, seja da natureza ou da espiritualidade. Escolhi o Sean por ele ser o mago mais poderoso e criativo com tão poucas magias, e os objetos que na carta original seriam só utensilhos do mágico, aqui o Sean estaria manuseando telecineticamente.
2/A Suma-Sacerdotisa: Carta que representa mistérios, intuições e o lado inconsciente da mente humana, eu pensei na Luna Pleine ser a personagem dessa arcana (porque ela é experiente com mistérios, magia e religião, e a carta da Papisa é baseada na Papisa Joana, uma lenda de uma "Papa trans"), mas mudei pra Isabella por causa dessa associação de mistérios religiosos e religiões célticas/germânicas (povos associados a Dermurers) com uma líder mágica que até conseguiu liderar uma contingência contra o Foramin.
3/A Imperatriz: Essa carta pode significar amor, feminilidade e aspectos pacíficos de liderança, o que pode não combinar com a Julie da temporada 17 mas combina ainda com a Julie e outros clãs de realeza desse universo, além da carta estar perto da de Isabella, representando o casal entre elas e sua liderança.
4/O Imperador: Representa poder, autoridade e ordem, e por isso o Pyrman era justo de aplicar nessa arcana, por além de ser líder da Cidade Pyr (uma sociedade multiversal) e um dos monstros mais poderosos, ele é vermelho e com poder flamejante, duas coisas que combinam com o símbolo de poder. A pizza que ele está comendo tem meramente a ver com o Universo Pizza, mas as receitas de pizzas modernas também tem a ver com a família real italiana.
5/O Papa: Significa resistência e resiliência, seja por base nos Papas que fizeram o catolicismo durar até a época atual, como o primeiro papa São Pedro, o que associei à imortalidade de Tankanar, que na carta está com um Peixe Lunar (um peixe sagrado hunkaliano, assim como São Pedro foi pescador).
6/As Namoradas: Carta que representa amor, casais e caminhos bifurcados, pois há versões que representam tanto Deus com Adão e Eva quanto uma figura masculina com duas femininas (tanto que a carta original se chama/significa "Amantes"), o que ilustrei com Alex e Carla, em pose Kabedon, por serem um casal de muito destaque mas também um relacionamento muito aberto.
7/O Carro: Essa carta significa caminhos a seguir e controlar, basicamente dirigir a sua vida, o que ilustrei com o Sternavagen do Charles. A vida é um carro, aprenda a dirigir antes que capota.
8/A Justiça: Não é fofo representar uma carta sobre ordem e lei com uma protagonista que é heroína e policial, como a Tifanny? Porque combinou muito (até adaptei a espada da Justiça como uma espada de gelo das magias da Tifanny).
9/O Eremita: Sabe a Momoko que tem magias de diamante por combinar os dragões terem poder sobre a natureza e eles serem monstros ricos com muitas fontes de minérios? Algo parecido foi com Dragondorf que, sendo um dragão humanoide e usuário da Alquimia, eu apliquei nessa carta que significa maturidade, desenvolvimento e ligação à natureza.
10/A Roda da Fortuna: Essa carta representa o quão cíclica é a vida e seus altos e baixos, assim como o Ciclo da Causalidade, um conceito causal estereano sobre como a vida retribui os atos das pessoas e como eventos inevitáveis acontecem pelas suas escolhas.
11/A Força: Carta que representa uma metáfora entre força física (parecido com Hércules com o Leão de Nemeia e o Sansão com um leão normal) e força de vontade (já que na carta original tem uma moça, que representa humanidade e racionalidade, abrindo a boca de um leão calmamente, como se tivesse domesticado as impulsividades emocionais). Tentei fazer com a Abigail (uma monstra forte) e Avamma (uma monstra leoa) mas coube bem pouco e ficou estranho, planejo redesenhar.
12/O Pendurado: Traduzida errado como "O Enforcado", essa carta significa maus presságios em alguns casos, ou em outros a necessidade de ver a realidade de outra forma, o que combina com o John Parker que é baseado no Homem-Aranha e aproveitei a pose pra combinar com a figura do Pendurado que é de ponta-cabeça.
13/A Morte: Uma carta que representa, não só a Morte ou algum tipo de fim (que aliás, eu tava com dúvida de que personagem seria pra essa arcana, mas um webamigo meu, o Gabriel, sugeriu que pudesse ser o Muramasa), mas também o renascimento, mesmo metafórico, sendo o fim de algo pra começar outra coisa (assim como a versão F555 substituiu e tá seguindo a jornada do 255-P).
14/A Temperança: Pode ser um tanto nada a ver eu ter selecionado logo o Kennedy Grace, um mutante muito secundário, pra representar uma carta tão importante, mas ele combina com a carta por ele ser um mutante católico com poder de controlar água benta, e a Temperança representa virtude, equilíbrio e fluidez, e a Temperança como uma virtude católica é contrária à Gula e à Ganância, por envolver evitar excessos. Assim como a religião, mesmo secundária, é algo que faz diferença pro universo de Projeto Dream.
15/O Diabo: Carta que significa ilusão, pecado, tentação e maus presságios, o que associei ao Hematon porque, além dele se parecer com um demônio, e a espécie dele, mesmo não sendo diretamente desse tipo, tendo "demônio" no nome (cromodenio; aliás, essa espécie tendo tal aparência, mas sendo monstros coloridos de diferentes sexualidades, tem um teor de crítica à demonização da homossexualidade e relacionados), e o poder de sangue do Hematon (cuja ideia inicial era baseada no mês de Junho Vermelho da Doação de Sangue) dá pra associar à morte e à tentação.
16/A Torre: Carta que significa colapso, queda e desmoronamento, seja a perda de algo material ou um evento que fará a pessoa perder muita coisa, o que combina com o Gohan Carlton, que assim como ele foi derrotado, ele também perdeu praticamente tudo, incluindo sua empresa.
17/A Estrela: Carta que representa esperança, iluminação e sabedoria, claramente baseado na Astronomia (em que as estrelas eram mapeadas e usadas originalmente de referência dos pontos cardeais) e Astrologia (em que, não só estrelas, mas outros corpos celestiais teriam a ver com o destino), que eu resolvi ilustrar com o Laplagran Muzin Laverso, por uma piada entre o arquétipo da estrela e também a maior estrela do rock desse universo.
18/A Lua: Finalmente chegando na Luna Pleine que citei antes, temos ela na carta da Lua, que representa ilusões, provavelmente a ver com sonhos, e a loucura (que pude associar a, no começo de Projeto Dream, a Luna Pleine ter chegado a ficar até mesmo inconsciente depois de conhecer muitos fenômenos sobrenaturais), e em contraparte da lagosta da carta original, temos a Pleine, e em contraparte aos cães da carta temos os Laurinhos (aqueles pets do Setor C, um lugar muito citado nesse universo).
19/O Sol: Essa carta significa alegria, vida e despertar, em contraparte aos simbolismos da Lua, o que eu associei ao Rael (que assim como o John Parker, adicionei mais uma referência, no caso ao Solaire de Dark Souls), que combina, seja por ele literalmente ter magias do Sol, ou por ele ser um personagem bem confiante e alegre.
20/O Julgamento: Essa carta não significa punição como a Justiça, mas tem algo a ver com destino, volta do passado ou alcance do futuro, assim como a carta original tem uma ilustração a ver com Juízo Final e humanos ressuscitando, e no caso o mais próximo que pensei na hora foi a Hana Hamill, que tem acesso à Canção do Céu, aquela magia vocal dos céus e da natureza, que é primordial (a ver com o passado e futuro) e tem poder mágico pra destruir demônios e o pseudodeus Foramin, e tem contato com dragões (que aqui têm poder de regenerar e renascer).
21/O Mundo: Carta que significa conquista e conclusão da jornada, o Lykos eu adicionei baseado nas ilustrações da carta original, que no meio tem uma figura andrógina (força do homem e elegância da mulher, sabedoria de ambos como humanos) e quatro animais que aparentam ter a ver com os querubins e elementos positivos (leão, que representa emoções e fúria, touro, que representa força física e corporiedade, águia, que representa sentidos e mobilidade, e um humanoide, que pode representar espiritualidade).
Foi difícil elaborar carta por carta devido ao trabalho e à faculdade ocupando meu tempo, e mesmo com um pico de produtividade, isso levou um total de 4 dias pra fazer todas as 22 cartas.
Mas ainda tem as arcanas menores, que só resolvi fazer as cartas de Ás, que dependendo do baralho podem valer abaixo da carta 2 de seu respectivo naipe (como em Paciência), ou acima do rei de cada naipe (como no Poker), e no jogo "21" (que é de juntar o número de cada carta acumulada até formar 21, e se passar do número perde o jogo) ela pode valer como 1 ou como 11 (enquanto cartas de Valete/Coringa, Rainha e Rei valem 10).

Como dá pra ver, cada Ás tá adaptado como um Aspecto (algo como um elemento da natureza e um conceito platônico ao mesmo tempo), sendo a carta de Paus o aspecto da Pedogênese (água, terra, plantas, fungos e moneras, e o naipe de Paus representa uma arvorezinha e a virtude da sabedoria), a de Espadas o do Fogo (além do fogo, também a entropia e qualquer tipo de energia e força, o que combina com o naipe de Espadas significando superação de desafios), a de Copas o do Sangue (que aliás, a carta de Copas também é conhecida como Corações, ou Cœur, o que aproveitei o simbolismo entre taças, corações, o simbolismo do amor nesse naipe, e o conceito do sangue), e a de Ouros o do Espaço-Tempo (o mundo físico e suas leis naturais, assim como o mundo físico é associado a materiais e a probabilidade é associada à fortuna).

Também desenhei três dos protagonistas mais importantes, entre os personagens eu atualizei a referência da Tifanny e do Naej e fiz um pequeno redesign do Charles, com ele mais magro, porque combinava mais com ele e também pra combinar com um ator que eu achei que combinasse com o Charles que é o Macauley Culkin (quem assistiu Esqueceram de Mim talvez ainda lembre dele).
Também desenhei Hope e Dan, e embora a Hope eu desenhei mais encorpada, o Dan eu desenhei menor porque fazia mais sentido um vegano hipster "desconstruído" ser, mesmo que atlético, ainda magro, e não é ele que é baixo, a Hope que é alta.
Fiz um desenho melhorado dos Coeritas, e como atualização, considerando que o Serjj vai ter a ver com isso, um adendo: Os Coeritas já eram um assunto desde a quarta temporada, e por isso será necessário eu recapitular - Os coeritas são uma civilização originada de um universo distante, composta por répteis humanoides com alto poder mágico e tecnológico capaz de moldar realidades, e que o Pyrman conseguiu aliança para eles expandirem a Cidade Pyr e dar a eles um centro para as suas operações interuniversais, pois apesar de terem surgido de um universo, e esse universo ainda existir, a esmagadora maioria já está emigrando entre universos há muito tempo, e eles carregam uma tecnologia capaz de construir realidades, e por isso o Serjj estava indo tão atrás desse povo.
Esse ser pode ser melhor explicado aos poucos, mas adiantando, seria um fantasma do passado do universo original dos Coeritas, de um imperador tão tirano que, depois de destronado, foi condenado a ser apagado da história, e esse espírito é uma manifestação das memórias que sobraram dos coeritas, unido ao Anti-tempo.

E antes de terminar, tenho esses seguintes planetas do sistema Tera e seus seres:
  • Kilont: Um planeta com gravidade elevadíssima, em que os alienígenas nativos são bestiais, com uma carne vermelha muito densa e dura, pressas grandes afiadas, olhos que parecem diamantes amarelados, e esporas que podem cortar colinas, força essa resultante da mera adaptação para vida macroscópica sequer existir, a vida dominante é chamada Tralerokk.
  • Megann: Um planeta bem grande, rico em água e carbono, com seres gigantescos, sendo os sapiens chamados Megahawks, que têm em média 120 metros de altura e 320 toneladas, e até mesmo pequenos gravetos podem ser armas poderosas nas mãos deles desde que sirvam direito nelas, e eles evoluíram para uma sociedade, com animais domésticos, arte, tecnologias suficientes e um idioma ainda pouco compreensível. Hematon ouviu falar que o DNA dos mandisistos tem relação com o dos Megahawks.
  • Gigazl: O último planeta rochoso do sistema da estrela Tera, com espaço para seres tão grandes que superam a altura das maiores montanhas, que são maiores que o Everest terrestre ou o Olimpo marciano, e é dito que o clima pode ser influenciado pelo respirar desses titãs (sendo "titã" um apelido desses seres dado por humanos, os Pimpu chamam de Tagzka, em referência a um demônio gigante ancestral da mitologia do Aglomerado Mera, e as amazonas de Amon apelidam de umbranos, e os vampiros de Poora apelidam de Tanabbax, que se traduz como reis proibidos).

Depois disso, o hiato pode talvez continuar devido a contratempos e ocupações da minha faculdade e do meu trabalho, já que está a passos de terminar, e o tempo vai passar e terei pouco tempo pra perceber isso.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário