Boas vindas

Sejam bem vindos ao meu blog, Projeto Dream, esse blogspot eu criei para registrar uma história que eu estava criando e planejando há tanto tempo, com muitas raças, muitos poderes e muita, mas muita luta. Espero que gostem.
[Aviso: Esse blog e suas histórias podem envolver mortes, suicídios, conteúdos de duplo sentido ou explicitamente sexuais e conceitos filosóficos muito difíceis de se entender, não recomendo que você leia se for menor de idade]

01/09/2024

Uma carta de autor de aniversário

Olá pessoal, esse blog é pra completar com os especiais de aniversário de ontem, aproveitando que o blog de Projeto Dream está completando 5 anos, e no fim montei um iceberg sobre coisas que nunca tive oportunidade de falar nem nos episódios e nem em outras cartas do blog. Antes dessa parte mais importante, teremos algumas ilustrações do que eu não tive oportunidade de mostrar antes.

Quero dizer, muitos dos últimos episódios não tiveram ilustrações pra eu poder lançar essas histórias a tempo enquanto tava tudo mais corrido por eu agora ter um emprego próprio.

Mas eu tive tempo de ilustrar personagens como:
Colo Suss, Fai Ribran e Rentina Dina:
Era pra ter algo como um manji no machado da Rentina, mas como nem todo mundo sabe que esse símbolo nem sempre foi usado pro mal, enquanto também nem todo mundo que chegou aqui sabe se teve ou não o nazismo - a ideologia que tornou esse símbolo algo maligno - do jeito que conhecemos - que só pra lembrar, o Escadrection que é o nazismo desse universo não tem suásticas -, eu mudei pra algo mais genérico pra evitar dores de cabeça pra explicar os detalhes.

Rihana com armadura amazona:
O rosto tá mais claro que o normal porque esse é o mesmo lápis marrom que "come" os contornos dos desenhos e pintei mais fraco pros detalhes como olhos e boca ainda aparecerem. Por algum motivo a energia solar das manoplas tão parecendo asas flamejantes.

Luca e Maizon:
Os braços do Maizon modificado não são mais articulados, ficando bem mais flexíveis e com o metal melhor integrado aos braços, e o Luca desse desenho era pra ser ele mais gordo que o normal e com depressão.
Era pro Luca ter tomado uma das pílulas de Michor, mas havia uma ideia descartada de um personagem mutante que eu ia adicionar na história, ou uma ideia original que não ia pra frente sobre o Luca, que seria ele crescer anormalmente conforme a história passa, e assim como naquela cena, o Luca sairia daquele corpo gigante que nem um casulo, mostrando uma forma forte e normalizada, aí eu misturei essas ideias com uma mudança de planos em que a Giulia e o Maizon que ganharam poderes novos pelo Michor. Pra ver a versão atual desse arco do Luca, clique aqui.
Assim como tem o Just in Time da Isabella baseado no método de otimização de tempo, o Kanban do David baseado no método de gestão de cargas, e o Jidoka da Kalomya que é baseado no método da união humano-máquina, o poder novo do Maizon, o Kaizen, é baseado no método de sempre, mesmo que aos poucos, melhorar os recursos e competências da empresa (e combinei com os poderes metálicos por também envolver melhoria de máquinas), e a Tifanny 210-P tem o Andon, baseado num método de sinalização e imobilização de falhas de fabricação.

Kumilla:
A menina-ursinha filha de Ivan. Eu preciso achar em que episódio ou carta que eu citei exatamente, mas uma das dificuldades que filhos de elfos com não-elfos sofrem muito é principalmente mental. O Ivan, sendo um Novybog (um tipo de elfo desse universo), também foi motivo do retcon (embora misturado com plot twist) em que o Kinblu/Kirby era filho dele, e que o Ivan, mesmo não concordando em matar Kinblu, tava insano o suficiente pra concordar que o Kinblu e o Kirby "não fossem uma mesma pessoa".

Aiko e Fridgy:
Essas duas são as que sobraram de uma equipe de piratas espaciais que fazia uns meses ou até um ano que já existia, e resolvi fazer um redesign na Aiko, adicionando orelhas redondas e um rabo tipo o de Beluvano, pra deixá-la mais meio-rato, porque como cada uma das quatro originais eram meio animais, era pra Aiko representar o rato, mas meio que ficava só no simbolismo por ela ser pequena e clarinha (tipo aqueles ratos de estimação ou de laboratório). E eu diria que a Fridgy não é de Pessach, ela não compartilha elementos suficientes com essa civilização.

D.R.V.G.:
Ambos os desenhos da Isabella e do Fugaret com estilos mais detalhados foram mais uma ideia espontânea e de possíveis roupas alternativas que algo que vai ser fixo no cânone. Isabella eu fiz de um jeito que combinasse com uma rainha e também uma CEO de moda, enquanto o Fugaret eu fiz ele mais urbano e casual, enquanto também combina elementos Redlar, como o símbolo do olho e as cores azul e vermelha.

Marshall:
Eu sei que não tá mega assustador e até parecendo um monstro-peixe genérico, diferente de outro desenho do Marshall de frente que eu já fiz, mas nesse caso foi só um teste do quanto eu conseguia detalhar o Marshall sem máscara nesse nível mais simples e rápido do meu traço.

Larapink:
Melissa e Meluisa
Abigail
Olivia e Mia
Avamma
"Lucky" (Melissa sozinha mas com o pingente de joaninha)

Iceberg:
Eu fiz um iceberg beeeem básico, porque não ia caber nessa carta um iceberg tão cheio ou com explicações tão elaboradas dos tópicos junto com as tais novidades quanto a desenhos meus, assim como não coube tanto arco nos tais episódios especiais, o que deixarei pra quando eu sair do hiato e continuar o Projeto Dream (dessa vez fora da mini-série da D.R.V.G.).
Tifanny e Naej: Deixei alguns tópicos só destacando sobre personagens como esses dois porque eu tava fazendo esse iceberg de forma bem provisória e uma coisa que eu pensei rápido é sobre os personagens de maior destaque, como a Tifanny e o Naej, que além de serem os protagonistas que mais aparecem, também têm a mini-série T&N ou As Aventuras de Tifanny e Naej, e terá uma conexão com uns tópicos mais abaixo.

Sistemas de magia: A magia mudou muito com o passar de Projeto Dream, antes só sendo um sistema de elementos (tipo as dobras de Avatar ou o ninjutsu de Naruto), mas desisti dessa ideia com o passar do tempo, e o sistema da magia propriamente dita é aquela que se baseia no Ego e na psicologia, incluindo a comunicação com a Máquina.

Dragom, Charles e John Parker: Esse tópico só sobre esses três já é mais diferente, que é sobre o tanto que eu desenvolvi desses personagens, como o Dragom tendo a sua lanchonete (que era pra ser tipo o Siri Cascudo em Bob Esponja ou o Paddy's Club de It's Always Sunny in Philladelphia, que seria uma lanchonete que os protagonistas frequentariam várias vezes), depois sendo porta de entrada pra alimentos mágicos e até desenvolvendo o poder de cuspir fogo (baseado no Gabu Gabu no Mi de One Piece) e criando Hero-Shakes (baseados em bebidas e alimentos com o nome/título de "Hero"), o Charles que teve um desenvolvimento de personagem bem extenso pra um personagem planejado como coadjuvante, e o John Parker que eu desenvolvi com o tempo a espécie dos mutantes de Deming e a Web Cave.

Personagens LGBT: Isso eu fui fazendo com o tempo, inclusive começando como uma comemoração do Mês do Orgulho em Junho de 2019, o mesmo em que surgiu o Hematon, embora inicialmente pra comemorar o Junho Vermelho, da doação de sangue, e ele se tornou um dos primeiros personagens gays dessa série.

Inspirações dos protagonistas: O Naej foi baseado em muitos elementos meus e junto o arquétipo de protagonista briguento mas adorável, a Tifanny eu inspirei em algumas primas e amigas minhas (não vou falar quais por privacidade) e em um sonho que me inspirou a escrever Projeto Dream mesmo antes do blog existir, o Charles é baseado em um primo meu que se formou numas áreas de engenharia (e parando pra pensar, o Charles atual usar tecnologia e armas combina bem mais com a inspiração que o Charles mágico de antigamente), e o Muramasa, um dos também principais embora sendo mais um mentor que um protagonista no sentido mais direto da palavra, vou baseado no Pazuzu de uma série do Gemaplys.

Mutantes de Deming e eugenéticos: Esse tópico existe porque inicialmente eugenéticos eram os humanos que evoluíram pra ter poderes, mas no reboot eu mudei pra algo que combinasse mais com a ideia de "eugenia" que inspirou essa espécie, como humanos modificados com poderes sobre a realidade, e quando eu tentei voltar atrás, criando humanos com poderes mais simples, eu desenvolvi os mutantes de Deming, embora a lore só foi se normalizar no episódio que estreei a Carla.

Blog e HQ: Vou falar algumas diferenças do blog e da HQ piloto de Projeto Dream, como a que nas HQs o Amon era que nem na versão de 2019, em que seria mais como um "monstro superior", com corpo físico e sem nenhum efeito cósmico como quatro dimensões ou terror cósmico, também lá havia sistemas de magia mais parecidos com a versão de 2019 a 2021, bem longe do conceito de Ego atual, e também a Terra em Projeto Dream era bem dessolada, embora com cidades mais parecidas com as nossas, como Paris/Vix Paris (enquanto na versão do blog atual Paris foi destruída) e até tendo uns arcos brasileiros mais extensos (o que meio que tá difícil de ter devido ao foco nos outros personagens internacionais), e alguns personagens eu resgatei das HQ's enquanto não tinham na versão 2019 do blog, como o PEH e o Vizoro.

Fênix e Elementares: Eu coloquei esse tópico entre o céu e as águas rasas porque, embora algo bem recorrente em Projeto Dream, eu tô precisando voltar a focar nisso, como as Fênixes que são humanos ressuscitados pela Chama do Lamento (e só não considero o Naej uma fênix porque a sua transformação não é ao ponto de mudar o corpo dele pra uma Fênix, enquanto as Fênixes têm mais poderes que controlar fogo e voar) e os elementares que são entidades formadas pelos elementos em sua forma mais básica (elemental ainda é um termo válido, embora seja relacionado a elementos da natureza e, dependendo da expressão, da química, enquanto elementar é algo da física relacionado à mecânica quântica, sendo as partículas mais básicas que compõem os átomos).

Humor de PD: Eu inicialmente fui só fazendo piadas aleatórias quando eu tinha oportunidade na história, pelo menos na versão atual de 2022 em diante enquanto na versão de 2019 era tudo muito sério e até edgy, mas com o tempo eu fui organizando, como as piadas de quarta parede, humor britânico, pastelão, etc., e até criando uma punchline pra cada personagem (isso é, cada personagem tem um tema pras piadas principais, como o Naej ser baixinho e associado a crianças, a Tifanny fazer piadas sobre piadas, o Charles ser o mais atrapalhado do grupo mesmo ainda sendo competente como eles, etc.).

Teorias: Eu mesmo já abri brechas pra interpretações conforme a história passava e avançada, como os mutantes de Deming provavelmente terem o DNA de outras espécies no universo e por isso as mutações (não vou afirmar nada, mas usei como uma das bases pro padrão dos poderes mutantes), o Naej ser provavelmente uma fênix (pelo padrão e citações anteriores, mas como eu disse acima, não é completamente) ou a Luna Pleine ser um dos meus self-inserts (sendo mais específico, era só uma fase que eu tive quando tava começando a simpatizar melhor com a personagem e até mesmo me dar bem com personagens trans, mas na verdade, assim como personagens como o Fugaret e até a Isabella, são personagens que eu só fui adicionando detalhes meus como referência).

Isa e Naej: Esse era pra ser o casal final de Projeto Dream se as HQ's terminassem, o clássico "o vilão foi brutalmente assassinado mas os protagonistas se casam", inclusive nas HQ's era pra Isabella e o Naej terem química entre si e no máximo um triângulo amoroso da Isa com a Julie (antes Julia) e o Naej. Eu desisti disso com o tempo, ainda mais depois que eu descontinuei os quadrinhos e só continuei com a versão de 2019 do blog, que por si só é um reboot dos quadrinhos, ou seja, tecnicamente o blog que vocês tão tendo oportunidade de acompanhar são o reboot do reboot.

Naej Anão: Esse tópico talvez ninguém tenha perguntado além de mim, mas o Naej é um anão meio que por uma piada irônica, enquanto eu tenho cerca de 1,77m e sou um dos mais altos da família e até das minhas rodas de amigos/colegas, aí ficava mais engraçado eu me ilustrar como um personagem baixinho. Eu até pensei em simbolismo como "ah, também dá pra entender que ele é pequeno diante dos seres desse universo", mas... nunca foi necessário.

Pyrman, Cartuni e Dr. Caótico: Uma vez eu fiz uma história que o Pyrman usa os portais multiversais pra quebrar a quarta parede e viajar pro mundo real, inclusive tendo uma conexão com o Cartuni e o Dr. Caótico que eram personagens muito importantes na versão de 2019, mas atualmente são personagens bem abstratos e pouco presentes nesse reboot.

Eu odeio a Base Vierte: Esse é o motivo de eu tar desconstruindo tanto a Base Vierte mesmo ela soando tão importante: Eu odeio essa equipe principalmente por eles terem roubado muito tempo de tela e de narração que era pra ser de Tifanny, Naej e até o Charles, o Muramasa e a Isabella e Julia, e meio que fui desmontando ela pra ter certeza que não repetisse esse mesmo erro, ainda fazendo as aventuras sobrenaturais e cósmicas já entre os protagonistas e coadjuvantes de fora dessa equipe.

Inspirações em Marvel, DC e animes: Esse tópico é auto-explicativo, ainda mais tendo exemplos como John Parker, alguns membros da equipe de heróis galáticos, o construto de Piccu, e até a equipe chinesa de Muramasa.

Caixa Olímpica: Era pra ter a Caixas Olímpicas nas HQ's piloto e até no blog de 2019, mas eu deixei de continuar a ideia por não ter muito espaço pra esses itens, mas ainda vou conferir isso no reboot.

Dermurers e Redlars: A história dessas duas famílias evoluíram junto com os humanos, estarem em países próximos na Europa, serem rivais por muito tempo e a Isabella e a Julie se casando dava um fim à guerra entre essas espécies já tá bem conhecido, mas o curioso é que, assim como algumas das espécies de Projeto Dream, nas HQ's piloto eram pra ser só cada um de uma espécie, no caso a Isabella sendo a única Dermurer e a Julia/Julie a única Redlar (e como se não bastasse essas mudanças de nomes, era pro nome da Julie nas HQ's ser Akanata, mas pelo que eu lembro eu mudei pra Julia bem quando ela começou a aparecer), e com o passar do tempo eu fui mudando isso pros monstros terem espécies, diferente da ideia inicial em que os monstros eram seres modificados por explosões nucleares de uma guerra do passado da história (e relaxem, essa ideia já tá descontinuada e fora do Projeto Dream atual).

Febre das Montanhas: Essa doença foi baseada no conceito de doenças ficcionais extremamente danosas ou até que causassem mortes em personagens poderosos, no caso dessa doença tendo sintomas como febre severa, suor, dores de cabeça, tosse sangrenta, erupções na pele, e quando a pessoa morre ela é incapacitada de voltar ao mundo material. Entre as doenças que inspiraram essa ideia teve o Câncer que na Marvel foi a causa da morte de Capitão Mar-Vell.

Cosmologia, monstros e deuses: Isso eu cheguei a criar páginas pra organizar essa ideia. Clique aqui//Clique aqui.

Diferenças da versão 2019 pra 2022: As diferenças são várias, como personagens que tem só na versão de 2019 (que não lembro a maioria deles) e os que só têm no reboot (que a maioria são de 2023 e desse ano), o humor na versão 2022 melhorou muito, as histórias na 2019 era muito rushada (Amon de lá morreu num tempo de 2 episódios), muito edgy (eu cheguei a achar uma piada de um personagem mandando o outro... fazer "sexo surpresa" pra provar que era mau, sem falar da violência excessiva e sem peso) e o sistema de magia era uma porcaria (se quiserem, eu faço uma carta só sobre esse sistema de magia antigo; eu me importo muito com os poderes na história por PD ser uma história de ação, fantasia mágica e ficção científica, os poderes sendo aproveitados faz até parte do tema).

"Sereies sãe negres": Essa é uma piada MUITO específica das primeiras temporadas de Projeto Dream, que antes que esse blog fique popular e alguém venha me cobrar sobre isso (contexto aqui), é uma piada da Tifanny falando que o diálogo da Julie soava algo muito militante (enquanto na época tava no hype as discussões do live action de Pequena Sereia, e a punchline vem justamente de militantes irritantes terem passado pano pra mudança de etnia e falando que "sereias são negras" enquanto... sereias são seres fictícios e mitológicos, a etnia elas varia com a interpretação), é uma piada que não me orgulho, embora eu vejo que não precisaria deletar por completo, até fui editando pra ficar menos ofensivo e também não soar um assunto tão unânime, tipo "olha, só esse personagem tá certo". Já teve a Isabella chamando o Basilisk por pronome neutro mas é mais porque robôs normalmente não têm gênero, e tem uma piada da Ártemis e Pleine teorizando se a Sh31la seria "uma robô trans" por ser referida feminina mas ela fala que ela "nasceu" (foi criada e programada) sendo uma robô fêmea.

Multiverso complexo: Esse tópico é porque o multiverso em Projeto Dream foi feito pra ter uma dimensionalidade de até 20 dimensões geométricas (ou camadas dimensionais, já que nessa cosmologia tem também dimensões como universos e suas dimensões menores), sendo as mais básicas o Espaço, Tempo e Probabilidade, e esses conceitos dimensionais existem desde a versão de 2019, embora na época Caos mais ou menos em 2021.

Variedade de poderes: Inicialmente os poderes em Projeto Dream eram muito básicos, até os deuses e seres quadridimensionais tinham no máximo poderes destrutivos mais fortes, já hoje em dia, citando exemplos rapidamente, teve até um mutante com poder de transformar bananas em armas, uma maga com poder de controlar frutas cítricas, Just in Time, até a magia dourada (que foi baseada na Mana do tipo Dominis) tem poderes sobre o espaço-tempo (enquanto antes isso era raríssimo) e dimensões de bolso (dá pra considerar a Casa dos Dragões uma dimensão portátil).

Thomas Albakar: Esse personagem, sendo o pai de Naej, mudou muito com o tempo, inicialmente sendo um pai ausente super-herói e, no reboot, sendo um vilão maníaco e que matou a mãe do Naej por dinheiro (inclusive até resolvendo o mistério da morte de Judith com esse plot twist). E usei esse personagem como o vilão dos episódios especiais de aniversário pra meio que dar um fim definitivo, assim como essa fase de "Controle Populacional" em que muitos personagens secundários e co-protagonistas estão morrendo e não voltando mais nessas últimas temporadas.

Última Grande Guerra: Assim como nas HQ's piloto o Projeto Dream era um mundo pós-guerra, eu busquei resgatar bem mais isso com a tal Última Grande Guerra, que é a guerra que quase destruiu a humanidade e os monstros, e que ambos só avançaram por terem sobrevivido a essa guerra. Essa ideia de "pós-guerra" se conecta com as ideias iniciais da cronologia de PD, que eu não lembro tudo por serem coisas de 2017 em papel que eu perdi com o tempo, mas lembro desse padrão de todas essas versões se introduzirem no ano de 2252 com os protagonistas que conhecemos.

Inspirações zumbis e vampiros: Seja os zumbis do universo Z666 serem baseados nos Zumbis Marvel (seja das HQ's ou de What If), os vampiros serem baseados no SCP-2191, e tem também os zumbis radioativos baseados nos Cybergoth (porque zumbis e emos eram bem populares nos anos 2000) e os vampiros saltitantes de um arco das Damas de Ferro foram baseados no Jumpstylecore. Pra melhor entendimento, clique aqui.

Inspirações Isabella: A Isabella Dermurer já é bem popular, e bem, ela é baseada numa crush minha chamada Izabella, que eu não sei bem o que dizer já que eu tava bem apaixonado por ela e usei como base pra Isabella ser tão bonita (inclusive era pra Isabella ser "a mais bonita do clã Dermurer" nas HQ's piloto), mas seja por problemas sociais meus, ou por eu ter sido manipulado por uns colegas a insistir ficar com ela, ou por eu ter sido muito irritante, ela me largou ao ponto de me bloquear em todas as redes sociais que a gente se conhecia. Clique aqui, esse vídeo conecta com o que eu quero dizer.

HQ's de Projeto Dream: Esse tópico tá bem no fundo do iceberg porque essas HQs são uma lost media bem séria de Projeto Dream, eu perdi tudo e só sobraram memórias minhas do que eu tinha feito sobre ela, e alguns personagens e até elementos que foram reproduzidos entre as versões.

O nome Projeto Dream vem dessas histórias terem tudo começado por um sonho, que não era tão fantástico ou tão longo, mas tinha uma fantasia mágica interessante, nos anos 2010 quando nem o The Fat Dragons (um blog mais antigo) era tão grande coisa, e muitas vezes, os sonhos têm seus significados, seja por serem baseados em memórias nossas, ou por simbolizarem o que a gente acha e sente, e sonhos podem também significar objetivos, algo que a gente só acha e sente que consegue alcançar, e que nossa derrota não é tentar e falhar, e sim desistir sem nem ter tentado. Enfim...

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário